Então ai vai . Os quatro livros que marcaram a minha vida.
1- A casa das Orquídeas ( Lucina Riley )
Esse é um livro que não tem como não se apaixonar. Um romance que mistura todos os acontecimentos possíveis em uma história, dentro de um livro só. É um pouco grande - se não me falha a memória umas 600 páginas- mas no final com certeza vale a pena o tempo gasto.
O porque dele estar em primeiro ?
Bom ... é um livro que mistura dois livros em um só. Porque existe a história do livro e a história que a garota lê no diário que ela encontra. Outro motivo é que a protagonista é uma pianista famosa e como eu amo coisas relacionadas a música - poi é o meu trabalho - isso já me chamou muito a atenção.
Sinopse :
Quando criança, a pianista Júlia Forrester passava seu tempo na estufa da propriedade de Wharton Park, onde flores exóticas cultivadas pelo seu avô nasciam e morriam com as estações. Agora, recuperando-se de uma tragédia na família, ela busca mais uma vez o conforto de Wharton Park, recém-herdada por Kit Crawford, um homem carismático que também tem uma história triste. No entanto, quando um antigo diário é encontrado durante uma reforma, os dois procuram a avó de Júlia para descobrirem a verdade sobre o romance que destruiu o futuro de Wharton Park... E, assim, Júlia é levada de volta no tempo, para o mundo de Olívia e Harry Crawford, um jovem casal separado cruelmente pela Segunda Guerra Mundial, cujo frágil casamento estava destinado a afetar a felicidade de muitas gerações, inclusive da de Júlia. ( Sinopse do Skoob)
2- O apanhador no campo de Centeio ( J. D Salinger )
Uma obra absurdamente fantástica ! Holden Caulfield - personagem principal - mostra de uma forma um pouco atípica, que podemos seguir os nossos sonhos; se quisermos de verdade. Sem medo algum - e de um jeito maluco porque eu nunca faria o que ele faz no livro , hahaha - ele saí viajando - literalmente - em busca do que ele quer , que não necessariamente precisa ser um médico ou um advogado.Existe algo que me incomodou - mas depois você se acostuma com isso - foi a forma como Holden fala. É um jeito meio grosseiro mas que logo depois é entendido e amado - pelo menos por mim foi - .
Sinopse :
À espera no centeio (O Apanhador no Campo de Centeio na edição brasileira) narra um fim-de-semana na vida de Holden Caulfield, jovem de 16 anos vindo de uma família abastada de Nova York. Holden, estudante de um reputado internato para rapazes, volta para casa mais cedo no inverno depois de ter recebido más notas em quase todas as matérias e ter sido expulso. No regresso a casa, decide fazer um périplo adiando assim o confronto com a família. Holden vai refletindo sobre a sua curta vida, repassa sua peculiar visão de mundo e tenta definir alguma diretriz para seu futuro. Antes de enfrentar os pais, procura algumas pessoas importantes para si (um professor, uma antiga namorada, a sua irmãzinha) e tenta explicar-lhes a confusão que passa pela sua cabeça. Foi este livro que criou a cultura-jovem, pois na época em que foi escrito, a adolescência era apenas considerada uma passagem entre a juventudade e a fase adulta, que não tinha importância. Mas esse livro mostrou o valor da adolescência, mostrando como os adolescentes pensam. ( sinopse do Skoob )
3 - As vantagens de ser invisível ( Stephen Chbosky )
Um livro incrivelmente lindo e perfeito . Como eu já falei aqui sobre o filme , não preciso falar tantas coisas sobre ele . A forma como ele é escrito - em forma de cartas - torna a obra mais íntima quando se trata de livro e leitor. Já o li mais de quatro vezes e se pudesse leria ele sem parar - mas preciso ler outros livros , haha- porque é definitivamente impressionante . Porque ele me marcou ?
Pois ajudou-me a perceber que não sou a única com uma personalidade "invisível" . A diferença do livro para o filme - não muda muita coisa não - é que dentro do livro existem algumas "dicas" do Stephen sobre indicação de livros como por exemplo : O Apanhador no campo de Centeio - que eu conheci por causa das vantagens - e O Sol nasce para todos de Haper Lee - que eu não encontro em lugar algum -.
Sinopse :
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo. ( sinopse do Skoob )
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo. ( sinopse do Skoob )
4 - O Extraordinário ( P. J Palácio )
Esse foi um livro que li mês passado . Um livro que aparentemente - olhando a capa - parece meio infantil , mas quando li a primeira folha na livraria pensei : " Nossa ! Esse eu preciso comprar." Pois um livro só me agrada quando as primeira palavras me encantam. Então , de forma simples como toda criança sabe ser , Agust Pullman conta todos os seus sentimentos e experiências por ser alguém um tanto que "diferente". Através dessa diferença, Agust é chicanado e sofre muito preconceito na rua e em sua primeira ida a escola.
Mas como sempre , surge alguém que o vê como ele é . Alguém bom e verdadeiro. Esse alguém chama-se Summer. Uma linda garotinha que torna-se melhor amiga dele.
Após viver muitas coisas - no final de tudo - Agust descobre que sempre foi e sempre será Extraordinário como sua mãe sempre lhe disse.
estou louca pra ler Extraordinário! parece ser ótimo! O blog tá divando. Adorei
ResponderExcluirTanila Quirino
Lê, estou apaixonada pelo seu blog. De verdade. Espero poder acompanhar o crescimento dele. Você é incrivelmente talentosa e tenho certeza que logo será reconhecida, pois merece. Eu amei o post e estou doida pra ler o primeiro e quarto livro da sua lista. Te desejo toda sorte, sucesso e inspirações pra continuar sendo essa garota maravilhosa que você é. Ah, e seja muito bem vinda a blogosfera. E espero ver logo o Gotas de Palavra em forma de livro. ♥
ResponderExcluirhttp://oficialmeusdocesversos.blogspot.com.br/
Obrigada meninas !
ResponderExcluirObrigada mesmo Mari ! Sem você e kel nada disso aconteceria ! Acredite <3